top of page
  • michelwajs

Saúde mental: como monitorar o bem-estar psicológico do colaborador?

Atualizado: 25 de abr. de 2022






A saúde mental é um assunto cada vez mais discutido em diversos âmbitos da nossa sociedade. Durante a pandemia da covid-19, que tem se arrastado por mais de um ano ao redor do mundo, a condição psicológica dos brasileiros piorou consideravelmente.


Um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), de 2017, já demonstrava que o Brasil é um o país das Américas que com maior índice de transtorno de ansiedade e 9,3% da nossa população sofria com o problema.


Com a chegada do coronavírus, diversos estudos foram realizados para medir como as medidas para conter a doença estavam impactando a população. Em um dos estudos publicados pela Fiocruz, foi concluído que sentimentos de ansiedade e nervosismo estavam presentes em 50% das pessoas e 40% dos analisados relataram sentir tristeza e depressão.


Uma das maiores alterações que sofremos em nossa rotina foi a passagem do trabalho presencial para o trabalho remoto. Mesmo sem a estrutura necessária para se organizar em casa, os profissionais tiveram que se adaptar à mudança de rotina rapidamente.


Mas, as cobranças não mudaram e junto com o estresse normal do dia a dia, há uma epidemia e pouca certeza do futuro e esses fatores agravam ainda mais o psicológico dos profissionais.


Pensando nesse cenário, reunimos algumas dicas para ajudar você a monitorar a saúde mental dos seus colaboradores e prevenir agravamentos das situações.


Crie uma linha aberta de comunicação


No momento, não é indicado fazer reuniões presenciais, portanto o ideal é criar reuniões por vídeo recorrentes (semanais, quinzenais, mensais) para conversar com as pessoas. Dessa forma, você consegue fazer aquele “check-in” pra ver se todos estão bem e como estão os sentimentos e aspecto geral das pessoas.


Nesses momentos, coloque-se como uma pessoa com quem eles podem conversar, de maneira bem receptiva. Caso você nunca tenha feito isso, proponha essa mudança e crie perguntas e pesquisas breves sobre como cada um prefere que o assunto seja abordado dentro da empresa.


Faça pesquisas internas


Que tal passar pequenos questionários internos sobre o bem-estar psicológico para a equipe inteira? Claro que é só um objeto de informação, mas também pode ser uma forma de medir como as pessoas estão se sentindo e descobrir se a empresa pode fazer algo sobre isso.


Mas, é importante entender que as informações não podem apenas ser recolhidas, devem ser utilizadas para algo, seja para uma ação interna ou para pensar em uma maneira de melhorar a saúde mental dos colaboradores.


Quais medidas podem ser tomadas para melhorar a saúde mental do colaborador?


Há algumas medidas simples que podem ser tomadas para cuidar da saúde mental do seu pessoal, trouxemos algumas sugestões para você começar a aplicar na sua empresa. Confira!


Limites de horas de trabalho e lazer

Insista para que sua equipe cumpra as horas de trabalho corretamente. É comum, por estarmos em casa, que as pessoas acabem esticando as horas de trabalho e isso deixa o profissional mais cansado e estressado. Por isso, é essencial criar campanhas para que todos trabalhem as mesmas horas como se estivessem no escritório.


Ajude a desconectar dos eletrônicos

Informe sua equipe sobre os benefícios de desconectar das telas, incluindo o celular. Ajude o pessoal a desconectar por um tempo - aproximadamente 12 horas semanais - ou tente implementar algumas horas offline por semana para sua equipe.


Organize dias de saúde e bem-estar

Por que não promover autocuidado entre seus colaboradores? Implemente um dia para promover palestras e lives que ensinem sobre alimentação saudável, higiene do sono e desenvolvimento de hobbies.


Incentivar a procura por ajuda

Oriente todos que precisam a falar com um psicólogo. A Proativa tem algumas opções de serviços para auxiliar você a cuidar da saúde mental dos seus colaboradores. O aplicativo Cíngulo oferece uma forma de autoatendimento, além disso oferecemos também as soluções Psicologia Viva e Tela Vita, que disponibilizam profissionais todos os dias em qualquer horário.






14 visualizações0 comentário
bottom of page