top of page
  • michelwajs

O que sua empresa pode oferecer para seus funcionários e melhorar a saúde no trabalho?





Nós já falamos sobre a importância de investir em uma gestão de saúde e segurança no trabalho. Hoje, trouxemos algumas ideias sobre o que pode ser feito por seus colaboradores dentro e fora da empresa - para aqueles que não estão trabalhando de forma presencial.


Ao investir na saúde e bem-estar da sua equipe, você garante mais produtividade, lealdade e motivação. Mas, o que pode ser feito para garantir a saúde no trabalho? Confira abaixo algumas dicas!


Ofereça um ambiente ou ferramentas adequadas


Dentro do escritório, ofereça condições de trabalho adequadas para os colaboradores da sua empresa, valorizando sempre os princípios ergonômicos, portanto oferecer cadeiras confortáveis, mesas com espaço para quem está trabalhando presencialmente. Se você tem profissionais que trabalham em pé ou que passam tempo excessivo na frente do computador, ofereça pausas periódicas durante o dia para que ele possa descansar.


Para aqueles que estão de home office e que nunca tiveram que pensar nessa estrutura de escritório em casa, disponibilize cadeiras, mesas, computadores e o que mais a pessoa precisar dentro do que for das condições que a organização pode ofertar.


Horários de trabalho mais flexíveis


A legislação prevê que um funcionário deve cumprir 44 horas de trabalho semanal, porém como ele vai cumpri-las, fica a cargo do empregador. Uma forma de dar mais liberdade de horário para seus colaboradores é flexibilizando a jornada de trabalho e permitindo que ele faça seu horário dentro dos períodos disponíveis.


Isso é vantajoso por inúmeros motivos, reduz faltas sem justificativa e atrasos, pois o profissional tem maior chance de montar sua agenda. Facilita a marcação de consultas médicas e exames e diminui o número de horas extras trabalhadas.


Programas de incentivo para a atividade física


Os benefícios de exercitar-se são diversos e comprovados cientificamente, portanto, criar campanhas de incentivo à atividade física, oferecer apps para ajudar o pessoal a se movimentar, mesmo em casa.


Se pensarmos que um dos maiores segredos para a prática de exercícios é o hábito, porque não proporcionar um benefício com um parceiro que tenha mais de um tipo de aula e variados horários. Assim, cada colaborador pode escolher sua modalidade favorita e em qual momento quer fazer a aula. A Proativa pode ajudar você a encontrar essa solução sob medida!


Implementar a saúde do trabalhador como ponto cultural


Sabemos que mudar a cultura de uma empresa é um processo, mas porque não mudar e colocar a saúde no trabalho como um dos valores? Criar um plano que comece com a adesão dos líderes da organização para obter o efeito desejado e depois partir para campanhas mais gerais. Confira uma lista de ações que podem ser realizadas:


  1. Oferecer planos de saúde, odontológico e vida;

  2. Ter um espaço para lazer e descanso;

  3. Criar um prêmio interno para quem praticar exercício;

  4. Campanhas cíclicas de conscientização de doenças;

  5. Incentivar a boa alimentação;

  6. Criar palestras e lives sobre saúde mental.


Tudo isso pode ser feito com facilidade e tem sua eficácia comprovada. E você pode contar com a ajuda da Proativa para implementar todas as ações de incentivo à saúde no trabalho na rotina.


Melhor prevenir do que remediar


É de conhecimento comum que descobrir uma enfermidade logo no começo não só facilita o tratamento, como aumenta as chances de recuperação.


E a melhor forma de realizar esse mapeamento é por meio dos check-ups periódicos, que também podem reduzir o gasto da empresa com saúde em até 40%, segundo uma pesquisa da Catho. Faça campanhas de incentivo para quem realizar os exames periodicamente e estimule o pessoal a fazer os seus.


Saúde emocional e mental


Uma das soft skills mais procuradas pelas empresas é a inteligência emocional, porque por meio dessa habilidade que sabemos se uma pessoa é fácil de lidar ou não. Você pode cultivá-la no meio do ambiente da sua organização por meio do investimento em saúde emocional e mental.


Ao investirmos em cuidados com nossa saúde mental e emocional, nos tornamos mais inteligentes emocionalmente e conseguimos desenvolver outras soft skills com mais facilidade, como criatividade, pensamento crítico, gestão de pessoas e resolução de problemas sem a necessidade de conflito.


Como cuidar desse aspecto? Ofertando serviços de cuidado com a saúde mental, incentivando a meditação e alongamentos, neutralizando brigas e pensando mais nas soluções do que nos problemas.


E aí, o que achou das nossas dicas? Compartilha aqui nos nossos comentários como é que você faz a gestão de saúde no trabalho e como tem sido a adesão do pessoal! E conte sempre com a Proativa para trazer mais saúde para sua rotina!

8 visualizações0 comentário
bottom of page