top of page
  • michelwajs

7 motivos para sua empresa investir em gestão de saúde e segurança no trabalho

Atualizado: 25 de abr. de 2022







A gestão de saúde e segurança dos colaboradores tornou-se uma tendência em meio às empresas. Muito além do que somente oferecer um plano de saúde, o objetivo é educar as pessoas sobre a importância de fazer exames periódicos, atividades físicas e alimentar-se bem e, com isso, proporcionar mais qualidade de vida para todos.


Ainda mais agora, que estamos em meio a uma crise de saúde, os cuidados com o corpo e mente são mais do que essenciais para manter a produtividade e a motivação. Hoje, trouxemos 7 motivos para sua empresa investir na gestão da saúde e segurança. Confira!


1 - Salário emocional

Você já ouviu falar no termo “salário emocional”? Foi criado para classificar os benefícios que uma empresa oferece para a equipe que vá além do ganho monetário e benefícios padrão que já conhecemos.


Ao investir em campanhas específicas para a saúde das pessoas, sua empresa está oferecendo mais do que apenas o plano de saúde básico e mostra que se importa com o capital humano. Estabilizando o relacionamento com a equipe e ganhando sua lealdade.


2 - Aumento na produtividade

Uma das causas mais comuns de ausência de um funcionário é por motivos de saúde. Por meio de uma gestão de saúde engajada e preocupada com o bem-estar da equipe, quaisquer problemas que possam acontecer serão detectados mais rapidamente e resolvidos prontamente. Dessa forma, causando menos faltas e aumento na produção.


Além disso, como falamos acima, o salário emocional deixa os funcionários muito mais satisfeitos e motivados, portanto com mais energia e vontade para criar e produzir.


3 - Ambiente seguro

Para os trabalhadores que precisam fazer os trabalhos presenciais, criar um ambiente no qual eles se sintam seguros é muito importante. Por isso, é fundamental identificar potenciais riscos à saúde e bem-estar dos profissionais dentro do ambiente de trabalho e isso vai além de somente verificar ambientes como de construção e indústrias, mas também em locais com menor riscos, como em áreas administrativas.


4 - Imagem da empresa

Um dos grandes fatores que ajudam na imagem e reputação da empresa é a responsabilidade social com sua equipe. Ao investir na gestão de saúde e segurança, você impacta de forma positiva a imagem da sua companhia perante o mercado.


Isto é, porque muito se fala sobre ações para a comunidade externa, mas as ações internas têm impacto tão benéfico quanto e mostra que se preocupa com seus trabalhadores e está engajada em realmente proporcionar mais qualidade de vida.


5 - Reduz o turnover

Uma das razões para uma empresa sofrer com uma grande rotatividade de funcionários é a falta de benefícios, planos de carreira claros e problemas com a cultura interna. Se sua empresa fornece benefícios, principalmente aqueles relacionados ao bem-estar dos profissionais, você cria um senso de lealdade, como mencionamos anteriormente.


Com isso, os colaboradores se sentem mais engajados com a companhia e a probabilidade de um bom funcionário deixar a organização por conta própria é muito mais baixa.


6 - Atração de mais profissionais

Com a melhora da relação dos seus colaboradores com a sua empresa e os impactos positivos que a implementação de uma gestão de saúde e segurança do trabalho causam, um dos resultados é que sua empresa se torna altamente atraente para diversos profissionais.


Com isso, você recebe mais propostas de currículos e consegue pessoas altamente capacitadas para o seu time.


7 - Previsto pela lei

O artigo 200 da CLT fala sobre saúde e segurança no trabalho e regulamenta que toda a empresa, independente do ramo, deve estar de acordo com algumas Normas Regulamentadoras que falam sobre promover saúde e oferecer as condições de segurança básicas para o seu profissional.


Seguir todas essas regras e regulamentações previne sua empresa de pagar multas e, ainda, ajudam a manter a saúde dos colaboradores em dia e evitam que acidentes aconteçam dentro do local de trabalho.


E aí, o que achou dessas razões para começar o seu planejamento de gestão de saúde e segurança? Sabia que a Proativa tem as soluções que você precisa para começar? Nós auxiliamos na implementação do plano de saúde e temos muitos outros benefícios para a sua empresa e equipe. Fale conosco e saiba mais!



11 visualizações0 comentário
bottom of page