• michelwajs

Quer fazer uma gestão de saúde corporativa? Veja como a Proativa pode te ajudar!






A saúde é primordial para todas as pessoas, pois sem saúde dificilmente somos produtivos. Mas, saúde e bem-estar vão muito além somente de estar com a parte física e fisiológica em dia, envolvem diversas questões.


Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a saúde é um estado completo de bem-estar e engloba a parte física, mental e social e não somente a ausência de doenças. Isso quer dizer que, para se atingir um estado de bem-estar completo, é necessário avaliar muito mais do que as tradicionais visitas ao médico e exames.


E, levando em conta que passamos a maior parte do dia no trabalho, quando o ambiente é muito estressante, quando os profissionais não se sentem devidamente recompensados pelo trabalho, não recebem muitos benefícios e ainda são intensamente cobrados, gera um estresse e muita ansiedade, podendo ocasionar um quadro de problemas de saúde mental e, por consequência desses, de saúde física.


Além disso, o cuidado com a saúde dos membros da sua equipe e da empresa como um todo é uma regra definida no artigo 950 do Código Civil de 2002. Por isso, é importante pensar em uma gestão da saúde dos profissionais que trabalham na sua empresa, para encorajar as pessoas a se cuidarem e evitar os sinais negativos de um ambiente tóxico de trabalho, que são:


- Alto índice de turnover: empresas que não cuidam dos colaboradores, geralmente têm grande rotatividade de pessoas nos cargos;

- Desmotivação em geral da equipe: a desmotivação contribui para a taxa de turnover. Mas, além disso, os profissionais que não estão motivados acabam sendo negligentes em suas funções;

- Absenteísmo: sem cuidar da saúde, as pessoas ficam mais propensas a sofrerem com as questões de saúde, aumentando os casos de licenças, faltas para ir ao médico, seja para consultas ou realização de exames, entre outras situações.


E muitas outras consequências negativas que estão diretamente relacionadas à falta de gestão de saúde, promoção de bem-estar, de um ambiente de trabalho mais colaborativo e de benefícios.


O que é gestão de saúde?


Gestão de saúde são as estratégias pensadas para proporcionar meios e conhecimento para os profissionais de uma empresa, visando melhorar a qualidade de vida e o bem-estar do time inteiro. O papel dessa prática tem se mostrado cada vez mais importante, pois ajuda a criar um ambiente de trabalho mais seguro e com condições de trabalho muito mais favoráveis.


E o principal objetivo de uma gestão de saúde eficaz é, justamente, manter os colaboradores de uma empresa saudáveis, tanto física, quanto psicologicamente. Optar por realizar uma gestão de saúde dentro da sua empresa vai muito além dos benefícios tradicionais, como plano de saúde e seguro de vida.


Realizando uma boa gestão de saúde com a Proativa


Como citamos anteriormente em outros textos aqui do blog, a gestão da saúde vai muito além do fornecimento do plano de saúde. Agora, com toda a tecnologia que temos à disposição, é possível pensar em um plano e uma estratégia que seja moderna, humanizada e que não tome todo o tempo do RH com burocracias e dúvidas dos colaboradores.


E, para não precisar sobrecarregar a equipe de Recursos Humanos, é possível contar com uma parceira que ajuda o departamento de RH a fazer os seguinte passos:


Mapeamento da saúde

O mapeamento da saúde que a Proativa auxilia as empresas a realizar é completamente personalizado de acordo com a necessidade do cliente (pois, cada empresa tem sua cultura de saúde, um tom de comunicação com os colaboradores) e sugerimos as perguntas principais.


Dessa forma, é possível mapear os potenciais casos críticos e ajudar a criar um plano de saúde preventiva. Com isso, é possível evitar grandes gastos, absenteísmo e oferecer informações que os colaboradores nem sobre os riscos para sua saúde. Confira o exemplo.


Exemplos de dados que a Proativa consegue reunir:


- Há muitas pessoas na equipe que estão acima do peso?

- Há quanto tempo (em média) os colaboradores não realizam seus exames?

- Qual o nível de estresse do colaborador durante o dia a dia?

- Quais são as doenças crônicas mais comuns na equipe?

- Quais são os assuntos de saúde mais relevantes para a equipe?


Com esses dados, o RH consegue organizar uma agenda de conteúdos da saúde que são mais importantes, criar programas focados para melhorar a qualidade de vida do colaborador.


O mapeamento ajuda o RH a ter um olhar mais individualizado para o colaborador, além de valorizar o benefício do plano de saúde, que ainda é o segundo maior custo das empresas. E, de quebra, ajuda a reduzir a sinistralidade.


Bate cadastral

Bate cadastral é quando uma corretora cruza as informações dos beneficiários ativos nos planos de saúde e odontológico e seguro de vida com a folha de pagamento atualizada do cliente. Com isso, conseguimos eliminar os colaboradores que ainda estão cobertos pelo plano, mas não estão mais na empresa.


Por exemplo, na Proativa, realizamos esse procedimento toda vez que entra um novo cliente. E, naqueles que já estão conosco, atualizamos o bate cadastral semestralmente, ou dependendo da situação específica do cliente. Em alguns casos, atualizamos o bate quando passamos por algum problema de cobertura ou faturamento. Dessa forma, conseguimos entender o problema com mais rapidez e facilidade.


Com esse bate cadastral, a Proativa já conseguiu trazer economias de aproximadamente 5 mil reais mensais para o cliente.


Consultoria operacional

Sempre que iniciamos um contrato com um cliente, realizamos uma reunião para entender profundamente todos os processos atuais do RH que estão voltados aos benefícios, como a Política de Benefícios, contratos vigentes, condições e particularidades operacionais que foram acordadas junto à Operadora/Seguradora.


Uma vez que essa análise 360º é finalizada, identificamos quais melhorias podem ser realizadas, então apresentamos para o cliente e pleiteamos as mudanças com a Operadora/Seguradora. Essa é uma maneira de utilizar todo o know how da Proativa e relacionamento com as Operadoras/Seguradoras e tornar os processos do RH mais simples e eficiente operacionalmente.


Enfermeira Concierge

Com a Enfermeira Concierge, a Proativa faz acompanhamento diário com os colaboradores. Desde dúvidas de como utilizar o plano de saúde, até processos de internação, agendamentos de exame e apoio emocional para a família do colaborador em tempos de necessidade.


E, para auxiliar o RH, a enfermeira ajuda a preparar materiais para campanhas de conscientização e monta um prontuário eletrônico com base na utilização do plano de saúde, anamnese com os colaboradores da empresa e registro dos atendimentos que teve com cada um. Com isso, é criado um dashboard com indicadores mensais dos atendimentos, como quantidade, razões, recorrência, entre outros.


Dessa forma, ajudando com o mapeamento de saúde e mantendo ele mais periódico, permitindo que o RH tenha maior visibilidade sobre o que funcionou ou não em questão de programas de conscientização.


Esses são apenas alguns serviços que a Proativa oferece que podem auxiliar o departamento de Recursos Humanos no dia a dia da gestão de saúde. Quer saber mais sobre nosso trabalho? Entre em contato conosco!


0 visualização0 comentário