Quando falamos em saúde e “ser saudável”, diversos fatores são levados em conta, principalmente as influências externas e do ambiente. Se pensarmos que passamos pelo menos oito horas do nosso dia trabalhando, seja em casa ou no escritório, percebemos que o trabalho tem grande peso para nossa saúde em geral. E só seremos saudáveis se houver uma preocupação dentro das empresas com nossa saúde e em promover hábitos funcionais e positivos.
Tendo isso em mente, trouxemos hoje alguns conceitos fundamentais para as empresas que querem investir em gestão da saúde e começar a cuidar de seus colaboradores. E as áreas específicas da saúde que são referentes ao cuidado com os profissionais são a medicina do trabalho e a saúde ocupacional. Por isso, trouxemos esses dois conceitos importantíssimos para a gestão de saúde.
O que é medicina do trabalho?
O conceito de medicina do trabalho é antigo e foi criado no início do século XIX, pós-Revolução Industrial da Inglaterra. Na época, era preciso proteger os trabalhadores e garantir sua integridade física e mental contra os riscos aos quais eles estavam expostos, tanto fisicamente, quanto biológica e ergonomicamente, seja pela sua função ou pelo ambiente.
Então, foi criada a medicina do trabalho, área da saúde na qual preocupa-se com os colaboradores da empresa e envolve a comunidade médica para cuidar do capital pessoal. O principal objetivo da medicina do trabalho é garantir as condições básicas para os profissionais desenvolverem suas atividades. Além de acompanhar a saúde da equipe em geral, por meio de exames médicos periódicos, admissionais e demissionais (dos quais já falamos aqui nesse blog). Dessa forma, garantindo até a alta produtividade dos profissionais da sua equipe.
Conforme as organizações foram observando as vantagens de se investir nesse benefício e o quanto isso impacta na produtividade e qualidade de vida, tornou-se algo no qual a maior parte das companhias investem de forma proativa.
O que é saúde ocupacional?
Já o conceito de saúde ocupacional surgiu um pouco mais tarde e tem como objetivo principal a intervenção no ambiente de trabalho e a necessidade de profissionais multidisciplinares que ajudem a fazer o controle de riscos e segurança e de saúde no local de trabalho. Além disso, cursos, palestras, seminários que ajudam os colaboradores a cuidar e prevenir acidentes de trabalho.
Qual a relação entre medicina do trabalho e saúde ocupacional?
Atualmente, os dois conceitos se uniram e tornaram-se sinônimos, então quando falamos de saúde ocupacional e medicina do trabalho, estamos tratando da mesma modalidade. E a gestão de saúde no trabalho virou uma grande tendência.
Afinal, os benefícios da saúde ocupacional e medicina do trabalho são garantidos. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cada dólar investido em cuidados com a saúde do colaborador, trará um retorno de quatro dólares em termos de melhora da produtividade.
E a Proativa quer ajudar sua empresa a iniciar o projeto de gestão de saúde. Por isso, criamos um passo a passo da gestão de saúde, que você pode encontrar aqui e começar o seu. Dentro desse material, disponibilizamos uma outra ferramenta importantíssima para você! Confira.
E, para mais dicas e informações sobre saúde no trabalho, plano de saúde e novidades de tecnologia em saúde e outras notícias, fique de olho aqui no nosso blog!
Comentarios