O mês de outubro é marcado pela campanha do Outubro Rosa, criada para conscientizar a população sobre os riscos do câncer de mama e sobre como prevenir-se contra a doença. E, a cada ano, a campanha torna-se mais e mais visível e dentro das empresas aumentam as mensagens, homenagens e ações criativas.
Por isso, viemos falar sobre a campanha, como surgiu, qual sua importância para a saúde da mulher e algumas dicas de ações de divulgação e informação para realizar dentro da sua empresa o ano todo para promover mais sustentabilidade do seu benefício saúde e mais prevenção para a sua população. Confira!
Como surgiu o Outubro Rosa?
O movimento do Outubro Rosa surgiu em meados dos anos 90, nos Estados Unidos, em apenas alguns estados com campanhas isoladas sobre o tema. No entanto, o Congresso Americano reconheceu a campanha como uma ação nacional e, com isso, ganhou mais reconhecimento.
No Brasil, o movimento só ganhou visibilidade quando, em outubro de 2002, o Obelisco do Ibirapuera foi iluminado com luzes cor de rosa. Contudo, a campanha seguiu com uma divulgação mais “morna”, ganhando mais audiência somente em 2008, quando ganhou força em diversas cidades brasileiras divulgando a campanha.
A importância do Outubro Rosa
Ganhando mais visibilidade a cada ano, o Outubro Rosa ainda é extremamente relevante, pois o câncer de mama é o primeiro tipo de câncer mais comum em mulheres e a segunda doença mais incidente.
Além de ainda ser a enfermidade que mata mais mulheres ao redor do mundo, o câncer de mama tem um índice de cura de 95% quando descoberto precocemente. Mas, para isso, é importante que sejam realizados exames de check-up regulares, bem como visitas ao ginecologista.
Então, aproveite esse momento para iniciar uma onda de conhecimento entre suas colaboradoras e incentivá-las a realizar os exames preventivos de forma que o assunto fique vivo durante todo o ano. Veja algumas dicas do que fazer na sua empresa.
1. Ilumine e decore a empresa
A decoração tem mais impacto do que imaginamos no psicológico humano, por mais que sejam sutis. Então, é possível investir em iluminação na cor rosa e inserir laços e outros elementos na decoração da empresa. Com isso, pode ajudar todos os profissionais a lembrarem-se dos exames de prevenção.
2. Promova palestras e ciclo de debates
Promover conhecimento e informação sobre o câncer de mama nunca é demais e uma ótima forma de fazer isso é oferecendo palestras sobre o tema. E isso vale não apenas para Outubro.
Então, aproveite para convidar mulheres que venceram a doença, psicólogos, ginecologistas e, até mesmo, oncologistas entre outros profissionais da área da saúde. Deixe o espaço aberto aberto para quem quiser tirar dúvidas e compartilhar experiências, essa é uma forma de envolver as colaboradoras de uma maneira mais assertiva.
3. Crie materiais informativos para distribuição
Algo básico que pode ser feito, que não demanda muito trabalho, são materiais que reúnem informações sobre câncer de mama, seus efeitos, prevenção e como funciona o tratamento. É possível encontrar bastante informação sobre o tema em sites de instituições renomadas, como o site do Ministério da Saúde, INCA entre outras instituições de saúde. Imagine um informativo bimestral sobre o tema para a população foco?
4. Incentive a realização de consultas e exames
Um outro jeito mais prático para incentivar a realização de consultas e exames é oferecendo um dia de folga, meio período de folga ou um esquema de escala para que todos façam exames de prevenção.
Com isso, a empresa propicia o tempo necessário para a realização do check-up e, se algum problema for detectado, pode ser tratado rapidamente. Ajudando a preservar a saúde da equipe.
Outra forma é liberar a co-participação no pacote de serviços associados à prevenção do problema. Assim, você diminui as barreiras que podem, de alguma forma, afastar as mulheres das consultas e dos exames preventivos.
5. Doações para ONGs relacionadas ao câncer de mama
São inúmeras instituições que trabalham com acolhimento a pacientes em tratamento de câncer de mama ou oferecem tratamentos gratuitos. Porém, para conseguir funcionar com toda a plenitude, precisam de auxílio financeiro.
Sua empresa pode ajudar essas instituições e comprometer-se a doar itens de necessidade básica, como: alimentos e outros recursos que estiverem ao alcance da companhia.
6. Trabalho voluntário
Aproveite para envolver ainda mais a equipe e preste auxílio às instituições, ofereça aos locais um dia de trabalho voluntário voltado para o combate do câncer de mama. Ainda será um dia de trabalho, só que será em outro ambiente, ajuda a integrar a equipe e, ainda, promove informações sobre a doença.
Com todas essas dicas, você pode não apenas começar a realizar sua campanha de prevenção ainda em Outubro como também já pensar em um calendário que se estenda por 2022. Aproveite, e siga a Proativa nas redes sociais e inscreva-se em nossa Newsletter para receber mais dicas e informações sobre gestão de saúde.
Comments