top of page
  • michelwajs

A importância da enfermeira para a saúde ocupacional




Nós explicamos um pouco sobre como funciona a gestão da saúde ocupacional e os principais motivos pelos quais as empresas devem investir na saúde e no bem-estar de seus colaboradores.


Hoje, viemos falar sobre um dos âmbitos da saúde ocupacional, que é a enfermagem do trabalho. O enfermeiro que atua nesse campo está sempre atento à elaboração de ações de higiene, medicina e segurança no trabalho e contribui trazendo informações, técnicas de ensino e até mesmo auxiliando o RH na implantação de projetos de saúde.


Além de tudo isso, o enfermeiro do trabalho ajuda a empresa a fazer o mapeamento de saúde da equipe inteira e faz o acompanhamento de quem tem maior necessidade, por exemplo, pessoas com condições causadas pelo trabalho ou doenças crônicas como diabetes, hipertensão entre outras.


A presença de um enfermeiro do trabalho nas empresas traz apenas resultados positivos, pois esse profissional educa diretamente o colaborador sobre como ter as melhores práticas dentro do ambiente de trabalho, evitando assim, acidentes e promovendo mais segurança no local. Além disso, conseguem elaborar relatórios periódicos para o RH sobre os profissionais que precisam de acompanhamento mais próximo por causa da saúde.


A Proativa e a Enfermeira Concierge


Porém, não são todas as empresas que podem ou conseguem ter um ambiente de enfermaria ou um enfermeiro no local de trabalho. Ainda mais em um momento como o que ainda estamos vivendo, com a pandemia da covid-19, muitas empresas não voltaram ao trabalho presencial ou nem retornarão com a equipe completa em um futuro próximo.


A Enfermeira Concierge é o ponto focal dos colaboradores da empresa, a atuação dela vai desde apresentar informações sobre a cobertura e uso do plano de saíde até coordenação de cuidado, promoção e prevenção de saúde.





Informações para o RH


A Enfermeira Concierge da Proativa monta um prontuário eletrônico com base na utilização do plano de saúde, anamnese com os colaboradores da empresa e registro dos atendimentos que teve com cada um. Com isso, é criado um dashboard com indicadores mensais dos atendimentos, como quantidade, razões, recorrência, entre outros.

Coordenação de cuidado


Atendimento proativo

A nossa enfermeira entra em contato com os dez maiores utilizadores do plano de saúde, pessoas afastadas, pacientes crônicos, para aqueles que necessitam de exames preventivos, para quem passa em muitas consultas e aqueles que apresentam riscos ortopédicos.


Atendimento receptivo

Para os colaboradores com dificuldade de utilização do plano de saúde, que necessitam agendar cirurgias eletivas, quem tem dúvidas sobre autorizações, prazos ou outros assuntos. Além de prestar esclarecimentos sobre cobertura e sobre Rol da ANS, e ainda, orientações gerais.


Trabalhos desenvolvidos em conjunto com o RH

A Enfermeira Concierge ainda desenvolve, em conjunto com o RH, materiais para promoção e prevenção da saúde dentro da empresa. Então, campanhas de saúde, palestras com médicos e especialistas, quizzes e informativos.


Para saber mais sobre tudo que a Enfermeira Concierge oferece, entre em contato conosco agora mesmo!



3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page